quarta-feira, 18 de junho de 2014

Nikola Tesla


Nasceu em 10 de julho de 1856 em Smiljan, Lika, que era então parte do Império Austo-Húngaro região, da Croácia. Pai Milutin Tesla, sacerdote ortodoxo sérvio e a mãe, Djuka Mandic (inventora).
Cientista e inventor mundialmente conhecido, foi tão importante na sua época que foi proclamado no Estado de Nova York e em vários lugares dos EUA, 10 de julho, dia do aniversário de Nikala Tesla. Se não fosse pela sua invenção provavelmente não existiria nenhum equipamento de eletroeletrônico.
Desenvolveu o rádio, com a transmissão sem fios em 1894, robótica, radar, controle remoto, ciência computacional, balística, física nuclear e física teórica. Uma de suas grandes invenções foi a “Bobina de Tesla”, ele acreditava que podia gerar eletricidade sem fio para o mundo todo através desse conceito. Além de dizer que conversava com alienígenas, por suas invenções e ideias consideradas malucas na época, Tesla era temido por muitas pessoas.
Estudou na Realschule, Karlstadt em 1873, o Instituto Politécnico em Graz, na Áustria e na Universidade de Praga quando ficou fascinado com eletricidade. A partir daí, iniciou sua carreira como engenheiro elétrico com uma companhia telefônica em Budapeste em 1881. Depois disso aceito trabalhar para Thomas Edison, em Nova York. Tesla melhora a linha de dínamos de Edison. A partir daí começou a divergência de opinião com Edison sobre corrente contínua e corrente alternada. Por caussa disso o prêmio nobel de física em1912 que era para ser dividido entre os dois, acabou indo parar na mão de outra pessoa.
Em 1982, Tesla descobriu o campo magnético rotativo, brilhantemente tinha adaptado o princípio da rotação do campo magnético para a construção do motor de indução alternado atual e o sistema polifásico para a geração, transmissão, distribuição e utilização de energia elétrica. Hoje a eletricidade é gerada a partir da conversão da energia mecânica por meio de suas invenções. Mas o seu maior feito foi o sistema polifásico de corrente alternada, que é hoje a forma como todo o globo é iluminado.
Ele registrou mais de 700 patentes mundiais, entre os seus feitos está o sistema básico de rádio em 1896.
Tesla faleceu em 07 de janeiro de 1943 no Hotel New Yorker (Sala 3327 no 33 º piso), onde viveu durante os últimos dez anos de sua vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário