sexta-feira, 15 de maio de 2015

A Terra já foi um só continente.

A Terra já foi um só continente.



Pangea

Há muito tempo atrás, a Terra era reunida em um só lugar, um único continente, parece até mentira, mas é verdade.  Foram fissuras na Terra que a transformou em vários continentes.

Está escrito em uma passagem da Bíblia, através do nascimento do bebê chamado Pelegue (Gn. 10.25). O acontecimento foi escrito assim:
“A Éber nasceram dois filhos, um obteve o nome de Pelegue, por quanto em seus dias repartiu a terra”.

Era comum na antiguidade oriental dar nomes aos filhos de acordo com os acontecimentos, e o interessante é que Éber significa “União” e Pelegue “Divisão”.

Alfred Wegener, um climatologista alemão, propôs evidências científica que apoia a ideia de que os continentes um dia estiveram juntos e era chamada de “Pangea”.

Ele dizia que quando Pangea se partiu, transformou-se, no começo, em dois continentes: o Norte que ele chamou de Laurasia e o Sul de Gondwanalândia.

Quando foi em Outubro de 1911, em Marburg, Weneger deparou-se com um artigo científico que registrava fósseis de plantas e animais idênticos encontrados em lados opostos do Atlântico, pesquisa essa feita na biblioteca da universidade. Entre vários pesquisas que fez, encontrou outros casos de organismos similares separados por grandes oceanos. Ele descobriu que grandes estruturas geológicas em diferentes continentes pareciam ter ligação. Os Apalaches na América do Norte ligavam-se à terras altas Escocesas, os estratos rochosos existentes na África do Sul eram iguais as encontradas em Santa Catarina no Brasil.

A Origem dos Continentes e Oceanos,  publicado em 1915, Weneger explicava a sua teoria de que cerca de 300 milhões de anos os continentes formavam uma única massa, ele chamava de Pangéia (do grego “toda Terra”). O que aconteceu é que, Pangéia fraturou-se ou dividiu-se e os fragmentos andavam a deriva desde então.  A origem da palavra vem dos continentes estarem juntos (Pan) formando um único bloco de terra (Geia). A América do Sul, África, Austrália e Índia, são chamadas de Gondwana. Os outros continentes, a América do Norte, Ásia e o Ártico são chamados de Laurásia. O mar que os cercavam se chama Pantalassa.



Se gostaram da matéria, peço que sigam o blog. Obrigado

2 comentários:

  1. Sou Carlos do blog Voz do Povo, estou seguindo o blog via twitter @VozdoPovo3 parabéns pelo excelente artigo, depois visita o porta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, amigo! Que bom que curtiu o artigo. Estou seguindo você no twitter e no blog. Abraço

      Excluir