sexta-feira, 8 de maio de 2015

Dengue - Mosquitos modificados geneticamente, cúrcuma e prevenção

Dengue



Cuidados

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti, começando a se reproduzir durante os meses mais quentes, e com as chegadas das chuvas, em águas paradas, limpas e sujas.
Para prevenir não deixe acumular água em pneus, vasos e outros lugares. Falando de vasos coloque areia nos vasos das plantas, justamente para evitar. Não deixe pneus velhos parados em lugares que possa chover, ou por algum outro motivo que contribua com a água parada. Cuidado com a caixa d’água deixando sempre fechada. Latinhas e garrafas sempre para baixo. O lixo na chuva também é alvo dos mosquitos.
Ainda não existe vacina no mercado, por isso é tão importante se cuidar.


Cúrcuma, conhecida como açafrão da Índia no combate a dengue


Cientistas da USP de São Carlos e da Ufscar, observaram que a molécula presente no tempero, prejudica o desenvolvimento das larvas de Aedes aegypti, fazendo que não cheguem a fase adulta.
Em lugares onde acumula água, com poças, lagos, entre outros lugares, possam ser tratados com esse produto.


Mosquitos modificados geneticamente

Os chamados  “aedes aegypti do bem”, foram soltos na cidade de Piracicaba cerca de cem mil mosquitos, foi a primeira cidade a ter os mosquitos como teste.
Os mosquitos geneticamente modificados procuram fêmeas do aedes aegypti para reproduzir e interromper o ciclo de transmissão da dengue, com isso os que nascerem desse cruzamento vão morrer antes de chegar a fase adulta.
A meta é soltar cerca de 800 mil a um milhão de mosquito modificados por semana.

Em Campinas, foi aberta uma fábrica que pode produzir até dois milhões de mosquitos por semana. O objetivo é evitar a lotação de pessoas  nos hospitais e os postos de saúde.


Se gostaram da matéria, peço que sigam o blog. Obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário