domingo, 10 de maio de 2015

Dia das mães


O registro mais antigo das comemorações vem da mitologia, que na Grécia antiga, com a vinda da primavera, era comemorada em homenagem a Rhea, a Mãe dos Deuses.
Na Inglaterra, no século XII, o quarto domingo da Quaresma era comemorado a data para as mães das operárias inglesas, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa e comemorar com um bolo essa data tão importante.
Nos Estados Unidos, a escritora Júlia Ward Howe, autora de “O Hino de Batalha da República” sugeriu a criação do dia das mães em 1872, no entanto, foi Anna Jarvis que começou a campanha para fazer a data comemorativa em 1905, isso porque ele entrou em depressão depois de perder a mãe, e as amigas dela preocupadas com o sofrimento em que estava passando, tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Anna com uma festa, ela sugeriu que a festa fosse estendida a todas as mães, para que todas as crianças pudessem lembrar de suas mães. A primeira celebração oficial foi em 26 de abril de 1910, quando o governador William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas.
Com os Dias das Mães, o comercio começou a querer lucrar com a data, fazendo a Anna ficar muito brava dizendo “Não criei o Dia das Mães para ter lucro”. Ela lutou a vida inteira para que as pessoas pensassem mais nas suas mães, sempre enfatizando o quando elas são importantes, chegando a dizer “O amor de uma mãe é diariamente novo”. Morreu em 1948, aos 84 anos.


No Brasil


Já aqui no Brasil, o primeiro Dia das Mães foi promovida pela Associação Cristã de moços de Porto Alegre, isso aconteceu no dia 12 de maio de 1918. Quando foi em 1932, o presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Quando foi em 1947, o Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que a data fizesse parte no calendário oficial da Igreja Católica.


Se gostaram da matéria, peço que sigam o blog. Obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário