quarta-feira, 20 de maio de 2015

Nêmesis, irmã gêmea do Sol

Nêmesis, irmã gêmea do Sol



Nêmesis é uma provável estrela companheira do Sol, dentro da astronomia teórica, fazendo do nosso sistema solar um sistema binário, isso significa que tem dois sois orbitando no centro da massa comum. O que tudo indica, Nêmesis seria uma estrela pequena e escura, podendo estar milhares de vezes mais distante que a de Plutão.

Chamada também de irmã maligna do Sol, tem uma teoria de que a órbita ao redor do Sol dure mais ou menos 26 milhões de anos e num determinado momento ela atravessa a Nuvem de Oort arremessando bilhões de cometas e asteroides para o universo, fazendo com que muitos acabem atingindo a Terra, e muitas das extinções do nosso planeta tem ligação com essa estrela e os asteroides que ela joga, incluindo a extinção KT que ocorreu há 65 milhões de anos.



Tudo não passa de uma teoria, aceita pelos teóricos, mas que é pouco provável, pois tem a ausência de um campo gravitacional para provar sua existência.


Se gostaram da matéria, peço que sigam o blog. Obrigado.

3 comentários:

  1. Então, hoje eu estive atualizando minha lista de blogs favoritos e adicionei seu Blog!!! Assim, entra na minha lista de leitura também!!! Um abraço!!!
    http://www.luceliamuniz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá Lucélia!

      Eu visitei o seu blog, é realmente muito bom, com poesias, reflexões e curiosidades. Estou seguindo o seu blog também.

      Um grande abraço.

      Excluir